O Fusca, assim conhecido
popularmente no Brasil, teve sua origem na Alemanha nazista de Hitler. Assim
sendo, desejava que todos os alemães possuíssem um veículo que pudesse
transportar quatro pessoas e suas bagagens, que atingisse uma velocidade
contínua de 100 Km/h e que fosse acessível financeiramente.
Foi então que o governo alemão contratou o engenheiro Ferdinand Porsche, que também sonhava com um veículo acessível. O projeto foi desenvolvido na década de 1930, e reforçava a ideia de criar um carro resistente, popular, barato e econômico.
Em maio de 1938 foi aprovada a construção de uma fábrica em Fallersleben, onde iniciaria a construção do veículo. O modelo inicial era muito simples, e com o início da Segunda Guerra o carro não foi mais fabricado, dando destaque a outros modelos.
No final da Guerra em 1944, a fábrica foi completamente destruída pelos bombardeios, e então o inglês Ivan Hirst retomou a produção. Alguns franceses, ingleses, soviéticos e norte-americanos não acreditavam no projeto, e então o governo da Alemanha retomou o controle da fábrica com Heinz Nordhoff no comando.
O modelo no ano de 1945 já tinha sido fabricado mais de 25 mil unidades anuais. E em 1948, o modelo conversível. O automóvel contribuiu para o desenvolvimento da Alemanha no período pós-guerra, tornando os alemães os maiores exportadores de veículos da época.
O fusca só chegou na América nos anos de 1950, e passou por algumas melhorias e sua primeira filial inaugurada no Brasil foi em 23 de março de 1953.
Foi então que o governo alemão contratou o engenheiro Ferdinand Porsche, que também sonhava com um veículo acessível. O projeto foi desenvolvido na década de 1930, e reforçava a ideia de criar um carro resistente, popular, barato e econômico.
Em maio de 1938 foi aprovada a construção de uma fábrica em Fallersleben, onde iniciaria a construção do veículo. O modelo inicial era muito simples, e com o início da Segunda Guerra o carro não foi mais fabricado, dando destaque a outros modelos.
No final da Guerra em 1944, a fábrica foi completamente destruída pelos bombardeios, e então o inglês Ivan Hirst retomou a produção. Alguns franceses, ingleses, soviéticos e norte-americanos não acreditavam no projeto, e então o governo da Alemanha retomou o controle da fábrica com Heinz Nordhoff no comando.
O modelo no ano de 1945 já tinha sido fabricado mais de 25 mil unidades anuais. E em 1948, o modelo conversível. O automóvel contribuiu para o desenvolvimento da Alemanha no período pós-guerra, tornando os alemães os maiores exportadores de veículos da época.
O fusca só chegou na América nos anos de 1950, e passou por algumas melhorias e sua primeira filial inaugurada no Brasil foi em 23 de março de 1953.
Rafaela Aguiar
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